Rosana Gimael Blogueira

Powered By Blogger

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

DIANÉTICA



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dianética é uma pseudociência (uma atividade que se autodeclara ciência porém não preenche os requisitos para ser considerada como tal por seus pares), que explora uma teoria não aceita nos meios científicos.
Cientologia prega que para se livrar da mente reativa e dos engramas, o paciente deve se submeter à pseudoterapia de regressão batizada de audição, no qual o paciente é assistido por um auditor ou ministro da Cientologia.
Embora lide com informações extremamente pessoais, muitas vezes relacionadas à saúde física e mental do paciente, o auditor ou ministro não precisa ser um profissional da área médica, psicológica, psiquiátrica ou religiosa. Na realidade, ocorre exatamente o contrário, ou seja, a grande maioria dos auditores não possui nenhuma formação educacional superior formal, além do treinamento em Dianética ou Cientologia. As confissões durante as auditorias são transcritas e guardadas, muitas vezes sem o conhecimento dos auditados.
A Dianética é o principal instrumento de recrutamento da Cientologia. Os membros da organização oferecem testes gratuitos (chamados de teste de stress, de personalidade ou Análise de Capacidade Oxford) e cursos em suas filiais ou empresas de fachada. A isca inicial quase sempre é o curso de comunicação, pois nestes testes feitos as pessoas são sempre diagnosticadas com problemas de comunicação.
A Dianética ataca a Psiquiatria e a indústria farmacêutica, e apresenta sua técnica de cura alternativa baseada em sessões de sauna e uso de vitaminas. Ela também prega que muitas doenças são psicossomáticas (de fundo emocional ou mental), como artrites, alergias, asmas, doenças da visão, úlceras, dores de cabeça e desvios sexuais (nos quais aseita inclui a homossexualidade).
As técnicas de cura da Dianética e da Cientologia seguem os ensinamentos de um único homem, L. Ron Hubbard, e são vendidas através de dezenas de livros e cursos cujos objetivos são o de libertar uma pessoa de suas cicatrizes mentais e prepará-la para a etapa seguinte, que é a Cientologia, onde a pessoa poderá também tornar-se espiritualmente livre.
A Dianética é um dos pilares e uma das principais formas de atrair novos adeptos para a Cientologia. Ela é sempre apresentada como a ciência utilizada pelos artistas de Hollywood e principal motivo de seu sucesso, mas sua principal característica é ser a porta de entrada da Cientologia.
L. Ron Hubbard afirmou ter descoberto que os seres humanos possuem uma submente, que ele batizou de mente reativa. Esta mente estaria sempre consciente, gravando tudo que acontece ao redor do seu portador, desde o início de sua existência, incluindo-se suas vidas passadas.
O consenso geral é que grande parte, ou pelo menos as partes aproveitáveis de suas descobertas, são apenas adaptações (boas ou más) ou interpretações de idéias e conceitos médicos, filosóficos ou religiosos muito mais antigos que a Cientologia.




Um comentário: