Rosana Gimael Blogueira

Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

E O SONHO FOI MUITO BOM!




As mesas estão postas. Elas receberão farta e generosamente os meus amigos de longe e os meus amigos de perto. Os que não vejo há muito, os que vejo pouco, aqueles com os quais mantenho certo contato a distância . São seis imeeensaaas mesas - sim, de novo, elas!- com capacidade para cinquenta (!) pessoas ao redor das mesmas, todas ao ar livre, abrigadas sob palmeiras, coqueiros, bananeiras, laranjeiras, limoeiros, jabuticabeiras e lindas tendas, estrategicamente providenciadas, caso o clima nos contrarie ou pra quando a noite descer mais fria.
Minha família me ajudará a recepcionar estes meus amigos que estão chegando de longe ou de perto. Tenho eu uma família que sabe acolher, que sabe muito bem receber, que sabe oferecer o melhor deles a todos que estão por adentrar por aquele portão...tanto os Fozatti e os Gimael, como os Frungillo e os Baracat, todos com sorriso farto e luminoso...mãe, irmãos, primos, tios, sobrinhos, filhos, cunhados e afilhados! Todos eles estão felizes e muito bem dispostos em receber os muitos convidados que virão!
O Chef Ludovico Leite e a minha mãe já estão a postos, na cozinha, revezando-se eles entre o fogão tradicional e o fogão à lenha, sob os olhares “supervisivos" (?) da Tia Chafia Baracat, da Tia Terezinha, da tia Nadir e do Tio Rubens . Transitam eles entre a comida mineira, a árabe e a italiana e, pra ninguém botar defeito, vão se esmerando no preparo dos pratos, ocupados por demais em satisfazer a paladares dos mais prosaicos aos mais exigentes. Há também Regina Batistela– a nossa fera Gina - no comando de uma churrasqueira, ao lado de Edson Pinto, ambos dando muito bem conta do recado na arte do bem grelhar e do bem assar. Gina, sempre reinventando sabores; Edson muito bem a assessora e ainda trouxe de Cosmos - feitas por ele - 500 (!) queijadinhas maravilhosas pra mimar os convidados à sobremesa...santa gentileza! A receita, ele a guarda a sete chaves, herança do Sr. Otacílio, renomado padeiro cosmopolense, seu pai. E elas são dos deuses, perpetuadas em nossos paladares, desde a primeira bocada, lá na nossa tenra infância. A minha querida e abençoada prima Iara Baracat Ramos também fez os deliciosos e impecáveis pudins, notórios pelo poder de sedução gastronômico em todas as festas...é de se comer de joelhos, rezando! Aplausos pra eles! Aliás, lá no final da festa, essa equipe será ovacionada!
As pessoas a quem muito quero, hoje, por perto, virão pra espantar coisas chatas e trazer luz, alegria, chamegos, risos, boas novas pra contar, coisas boas pra recordar, pra comemorar!
(...)
E, enfim, os convivas, em "caravana", acabam de chegar....
O pessoal do Rio Branco, capitaneado pela amadíssima e carismática Raquel Leite vem à frente, seguido pelo pessoal de Cosmópolis e de Paulínia.
Juntam-se ao grupo do RB, o amigo Valmir Roberto Moretti (ele trouxe a família dele!), Verena Masek Ana Maria CantoJoão Eduardo Scanavini Mirian MartinezMônica Simões, Neca Pauli , Marta Lazarin Ricci, Maria Teresa Calvo, Izabel Gagliardi(com sua prima Regina Gagliardo e sua mana Maria Helena Gagliardi Melcón) e Enedir Salles-também com sua linda família e o seu lindo amor - para, juntos, discorrerem o que têm visto pelo mundo através de suas viagens.
E ali, sob o verde, sob um cálido sol de inverno e circundados pela maresia, vêm chegando mais e mais queridos....
Tia Celia Artioli, com sua poderosa voz, inaugura o precioso momento com Summertime pra relembrar os bons tempos, sob o deleite de todos ali presentes. Ao fundo, ecoa a sonora risada - feito pipoca estourando na panela!- do carismático Eduardo De França, agora mergulhado em altos papos, acompanhado de seu novo amor e de sua linda mãe, Ana Lucia De França.
Sob uma majestosa palmeira, lá estão os queridos Amaury Aranha Joaquim Rui Manita Shasça Milk degustando um bom "fermentado" e deixando de lado o que rola no país - por ora - graças a minha prima Zarif Baracat..ela está ali ao lado deles, fazendo-os rir muito com seu jeitão descolado de ser e de sentir o mundo à sua volta. E as companheiras dos rapazes os observam, de longe, deixando-os absolutamente à vontade, pois bem sabem o quanto gente boa é a Zá.
Dançando no gramado lá estão Silvia G. A. Moraes e o marido, Jô Breda, Ana Rosa, Ana Rita Bosshard Vilma Borges, Nildo, Ted, Sérgio Oliveira Jaína Oliveira Maria Amélia Arruda cassia simoni Edna Kroll Sara Rizzo, Rosana GimenesMara, Cacau, Cassia Simoni, Jesse Jorge e Rosi, Maria Silvia Catani , Maria Amélia Arruda, os Carone, os Kiehl, os Gallani, os Nallin, os Bottcher, os Pereira, os Barbosa, os Sousa...realmente temos uma trupe lindamente animada, condensando-se naquele bucólico e paradisíaco espaço. Ali está o pessoal de Cosmópolis, Paulínia e Campinas - tribos distintas mas com um objetivo em comum: celebrar a vida. Um elo está formado, naquele espaço, por vínculos recentes ou pelos do passado - agora resgatados-, todos juntos e misturados. E toda a família entremeando, recepcionando, ciceroneando a todos com o bom humor de sempre, não é, Vitor Jemael Silmara FerrazRebeca FerrazJinho Jorge Baracat e Jãs Jamil Bechara Fozatti Gimael ?
As primas Silvania Gandolfi e Meire Baracat Barbosa e o amigo Jesse apresentam as novas tendências gastronômicas, com categoria e charme costumeiros. Michel Bechara Gimael Neto chega acompanhado de amigos em comum - alguns, entre eles, queridos alunos meus que fizeram a diferença por onde passaram.
Janete Carlos Eduardo Aun Paschoal com a família, ao lado do Michel, vem com sorriso largo, munida de uma orquídea e de um pen drive com uma trilha sonora da década de 70, gravado especialmente para o final do encontro o que nos remeterá ao que, juntas, vivemos com alegria, um dia.
José Honorato Fozzati, já recuperado, vem sem a bota e esbanja felicidade, sabedoria, saúde, superação! As primas Soraya Bragagnollo e Tere Cae – seguidas da prole delas - vêm ao meu encontro, envolvendo-me em doces abraços e, juntas, damos risada de tudo o que passamos, de tudo o que deixamos de chato pra trás. E fazemos poses para fotos,como antigamente o fazíamos ao registrar cada momento vivido,quando inseparáveis éramos!
Rosemari Gallani Avansini caba de chegar com o seu grande amor, Hermes Kiehl. Doraci Coutsoukos vem logo atrás com o seu George prestigiar o reencontro, felizes e mais apaixonados do que nunca, trazendo com eles o meu querido Odair Camargo.
Seguem Clelia Decresci , Osmarilda Furlan, Suséte Kowalesky de Moraes, Goretti Andrade de Sá Eli Aparecida Böttcher Capatto, Mari Noeli KiehlSolange Camilotti , Darlene , Magda Tavano, Myriam Daniel Migueis Gonçalves, Lourdinha Maria De Lourdes ZachariasNadia Kiehl Wiviane Nallin Avany Suzan- todas acompanhadas de seus pares; Vané com a família(claro, e com o Rubão!) , Joaquim Rui Manita, Perla CoutoRenato, Ricardo Augusto Rocha; Alice Bazan Edina Barreto com seus filhos, a musa Beth Malagon e a lindinha Patricia Malagon com seus amados, Eunice e Danilo, Maria Emilia Fernandes MiaSueli Sueli Spinelli e família, Mariana, Juka Kalil e família,Cely Rabello,maravilhosa, com o filho e o marido - totalmente "musicais", Juju Cruz,Margareth, Olavo, Edson Antonio Fernandes Fabiana Salomão, Fabiana Antonelli Sandroni Siqueira, Fabiane Salles, Vera Vera Lúcia De Sousa CoelhoLuinha Lobo Fernanda, Carlos Leopoldo Bottcher Junior e eposa, Debora Marques, Ingrid Kern, Kleiner KavernaCris Linda, Roberta, Silvia Murakami e família; Bebel Polonis , Neusair Vieira da Silva Beth, Virgínia, Maria Helena Spirindioni e sua irmã Laura Marsolla Galligani; Lucas Sanches e Pâmela, Jairo José Batista Soares e Nina, Pedro, Hermes Kiehl Junior Kiehl Tânia Bico e mãezona, Nelsione Leite, Rita Carvalho, Clô Pfaff Agenor Tonussi Adão Adão Jose Ferreira, Lebebê Leandro Braz Mariano, Raimundo Lonato, Reginaldo Gomes Barbosa, Giki Bongiorno, Renata Coda e todo o pessoal do MAB ; Olga Chaib, Evangelina Paliz e família Chaib; Marcela Stockler Xavier Suzan com Raul Valéria Tozzi Rodrigues e família, Elisabete Francisco , Carlos Benedito BianchiValdo Valdo Di Salvi Rosani Peggion Elizabeth Nolandi Costa e família; Silvana Tieghi com Maria Teresa e Tata Stuchi, Marlene Custodio Souza , Lúcia, Sônia e família; Heidi Schneider Francisco C. Damante Franco DonFrancine Meray Ivoneide Santos, Bu José Rubens Antonio Antonio Jose Migueis e suas queridas irmãs Marselha Migueis Thaís e Nadya; a Lucia Maria Gomes Carneiro Rita De Cássia CamposJoao Carlos Conejo, Fiorini, Leila Martins Pereira, Lylyty CamposLeila Salomao , D. Nice e família e taaantos outros.
Nossa, vieram todos eles! Que alegria! E todos os primos de todos os lados! Toodoooossss! Que legal, a tia Zezé, o Tio Carlos, a Ana Luiza Fozatti Bragagnollo, a Tia Cidinha, a Tia Mercedes, a Tia Olga, o Walter, os primos Daniel e Mariana Fozzati, a Tia Alice e família, o Diocelio Franchozo, o Wilsinho, o primo Eduardo Pereira, a Maria Magalhães e toda a família também vieraaam!
E, pra minha grata surpresa, também os amigos do Rio, de Minas, de Sampa, do Guaru, de Floripa, da Argentina, do Uruguai, do Chile...vieram minhas afilhadas- uma delas, Laura Pinheiro, especialmente de N.Y - e , claro, meus vizinhos tão simpáticos!
E aí, avisto a Claudia Ferreira Poetisa, o Pablo Armand Ugon o Stuart Brau, a Martha Westman , o Paulo Prete com seu amor e sua amada mãe, Dona Rosa, o Breno Pedroza, o Viny Amaral, o José Carneiro Carneirinho,o Nei Caetano...nossa, que surpresa linda!...esses realmente me surpreenderam!
Destaque para a Cláudia Ferreira “causando” com sua alegria, com seu entusiasmo ao declamar suas lindas poesias ; o Brau Helder B Paulo Oliveira com seu violão e suas doces melodias da Jovem Guarda à MPB - acompanhado de Paulo Frungilo e Michel Jemael ; o querido Carneirinho com suas mágicas e os primos Nei Caetano e Marcus Fozatticom suas boas histórias e seu impecável repertório musical.
E, registrando tudo, com os devidos cliques, Marcia Montoro Fotografia, Tere Cae e Michel Neto não deixaram escapar nadaaaa...
E lá fomos nós, do amanhecer ao anoitecer e, de novo, do amanhecer ao anoitecer, o final de semana todo, entre comilança, boa bebida, cantoria, sarau, luau, balada, bailão, fogueira, altíssimos papos...uma alegria de dar gosto, emoções mil, acordes lindos no ar, frente ao mar, sob estrelas mil, sob uma luona de encher os olhos...água nos olhos vidrados de felicidade, da mais pura emoção! E o barulho das ondas a nos inspirar! E os meus cães e gatos feliiiizeeees, entrosadinhos que só vendo pra acreditar!
Celebramos, então, ali, lindos momentos, celebramos o nosso hoje, reverenciamos o que a vida nos deu de melhor : o reencontro divino e fraterno de pessoas que, um dia, se reconheceram como pares afins, nem que tenha sido por um momento o que, por si só, já valeu a pena termos vivido! Em algum momento de nossas vidas,um dia, compartilhamos um certo encantamento, uma certa felicidade, uma alegria, uma conquista, uma vitória, uma época deliciosa...
Todos eles vieram...ao todo 247 convidados! Uau! Que encontro de arrombaaaaaa!
Encontro surreal, encontro dos sonhos, encontro indescritível que cravou fundo a alma, o coração. Encontro que veio pra exorcizar coisas tristes , pra brindar o que de melhor ficou. Pra lembrar sempre que o que verdadeiramente nos faz felizes não são coisas...Pra eternizar os bons sentimentos, as boas intenções, as gentilezas, o bem-querer, a amizade!
E que venham muitos outros encontros...pra matar a saudade, pra nos tirar do virtual, pra nos fazer viver melhor, pra nos fazer sonhar, levitar, pra não pensarmos na morte – que é certa!-, pra nos aproximar, pra nos afagar o espírito ( e o corpo!), pra confraternizar, pra celebrar o que é o melhor da vida: A arte do encontro!
Foi totalmente demais estar com vocês! Lindo demais! Para os que, por um deslize meu, tenha eu esquecido de aqui mencioná-los, sintam-se , desde já, queridos, acarinhados e convidados para uma próxima e inesquecível celebração! E brindemos já ao nosso outro grandioso reencontro! Timtim!
(...)
Como diria o meu mano Jãs Jamil : “Sonhar é bom, mas contar o sonho rsrsrsrs...”
“E, então, pro sonho, naadaaa? Tuuuudooooo!
E pra vida, então, como é que é?
É big é pique é big é pique é big
É hora é agora é hora é agora é hora
Ra-tim-buuuum!
Viva a Viiidaaa! Uhuuuu”

Esse texto não o dedico apenas, especialmente hoje, aos meus queridos amigos, mas também aos que sofrem com alguma perda...ou para os que lamentam um tempo perdido. Ou para aqueles que represaram - ou congelaram- certos sentimentos. Ou ainda para os que, por razões alheias a sua vontade, engavetaram seus sonhos.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário